sexta-feira, 25 de junho de 2010

Invasão a Polônia







Soldados Alemães Derrubando a fronteira



Em 1º de
setembro de 1939, as Forças Armadas alemãs
deram início a invasão da Polônia, também conhecida como Operação Fall Weiss marcando o início daSegunda Guerra Mundial. A invasão culminaria na dominação completa do país em 6 de outubro do mesmo ano. A operação foi iniciada em resposta a um suposto ataque polones a uma estação de rádio.

Forças: A Wehrmacht envolveu suas melhores unidades, engajando 37 divisões de infantaria, uma de montanha, quatro de infantaria motorizada, quatro divisões blindadas leves, seis Panzer, uma brigada de cavalaria e uma variadade de unidades paramilitares. Para a invasão, o Grupo de Exércitos Norte tinha um efetivo 630 mil soldados, enquanto o Grupo de Exércitos Sul tinha 886 mil soldados. Ao todo, as forças alemãs tinham 559 batalhões de infantaria contra 376 da Polônia. Em artilharia, a Wehrmacht tinha 5805 peças contra 2065 polonesas (sem contar a grande diferença de idade e qualidade). Do lado polonês, haviam aproximadamente 39 divisões mais 16 brigadas, totalizando, aproximadamente, 950 mil soldados. Do lado soviético, a despeito das esparsas fontes, estima-se um total de 800 mil soldados engajados.

Em tanques, eram 2511 Panzer contra 615 tanques poloneses, sem contar, novamente, a qualidade e a metodologia de combate. Dentre esses veículos, os alemães tinham 215 befehlspanzer (veículos de comando, sem torre, equipados com potentes rádios para coordenar as unidades).

Em 1939, uma divisão padrão de infantaria da Wehrmacht tinha:

  • 5375 cavalos
  • 938 veículos motorizados
  • 530 motos

Já uma divisão de infantaria polonesa tinha:

  • 6937 cavalos
  • 76 veículos

Nenhum comentário:

Postar um comentário